MACD - Você conhece este indicador?

Você já conhece esse indicador? Não? Então vamos lá!

Essa sigla corresponde a Moving Average Convergence Divergence, ou em tradução livre, Média móvel de convergência/divergência.

Foi criado em 1979 por Gerald Appel, especialista em análise técnica, autor de mais de 15 livros e inúmeros artigos sobre estratégias de investimentos.

O MACD é composto de duas linhas representando duas médias móveis exponenciais, que considera para os cálculos os fechamentos de cada candle considerado. A primeira linha é a diferença entre duas médias exponenciais, cujos períodos Appel recomenda serem 12 e 26, e a segunda linha se resume a uma média móvel dos valores resultantes da primeira, considerando um período recomendado de 9.

E na prática, Lupa? A linha rápida do MACD mostra o consenso de valor de curto prazo. A linha de sinal (linha lenta) mostra o consenso de valor de um prazo mais longo. Quando a linha rápida cruza para CIMA a linha de sinal, demonstra-se que o mercado está COMPRADOR e devemos pensar em montar trades no lado comprado. De modo contrário, ou seja, quando a linha rápida cruza a linha de sinal para BAIXO, demonstra-se que o mercado está VENDEDOR e devemos operar no lado vendido desta vez.

Um detalhe importante é sempre usar este indicador quando existirem tendências claras, pois falham quando aplicados em mercados "laterais.

Outro ponto interessante é usá-lo convertido em histograma, igual ao da imagem do post, onde há a plotagem em barras da diferença entre a linha rápida e a linha de sinal.




O que achou deste conteúdo? Já usa este indicador em seu setup? Nunca tinha ouvido falar? Comenta abaixo por favor, ok?

Visite nosso Facebook, Instagram, Twitter e o canal no YouTube. Basta procurar por @lupanodinheiro ou acessar através dos links na página principal do blog.

Siga também o meu perfil pessoal @luizhenriqueoliveiraef e marque seu amigo(a) que curte finanças e investimentos.

Comentários