Índice de Basiléia - O que é e como ele pode lhe ajudar



Não...não iremos falar neste post da bela cidade suíça de Basiléia, que fica às margens do Rio Reno, no noroeste do país. Mas lá, em 1988, ocorreu a Convenção de Basiléia, onde foram definidos inúmeros critérios e regras para aumentar a segurança e solidez do sistema bancário mundial. De qualquer modo, vale contemplar um pouco de sua beleza...esta foto é da Mittlere Brücke, a ponte mais antiga sobre o Rio Reno.

Hoje você vai conhecer um detalhe interessante, importante e muitas vezes desconhecido pela maior parte dos investidores, principalmente pelos iniciantes.

Você investe em crédito privado? É bem provável que sim! Você tem algum CDB, LCI, LCA, LF? Soa familiar?

Ok. Antes de investir você procurou saber se o banco ou instituição financeira que emitiu o título no mercado está de acordo com o recomendado pelo banco central em relação à alavancagem? Se ele tem a capacidade de honrar com tudo o que está negociando? Tá brincando comigo, Lupa...kkkk

Essa alavancagem é medida justamente pelo Índice de Basiléia. É um índice quantitativo, ou seja, temos números para medir sua extensão. O Banco Central recomenda que a métrica mínima seja de 10,5%. Ex: A cada 100,00 emprestados pelo banco, ele deve ter 10,50 em caixa, em seu próprio patrimônio.

E na prática, Lupa?

Um exemplo: Você decide que um CDB do banco Pine é sua melhor opção, pois paga a melhor taxa do momento. Aí você tem que se perguntar: a quem tô emprestando meu dinheiro? Será que vou conseguir ele de volta, sem precisar me envolver com FGC ou coisas do tipo? Vou ficar tranquilo(a)? O índice de Basiléia então é um dos pontos de apoio para ajudar nesta sua decisão.

Ok. Mas como consigo estes dados, Lupa?


Eu uso o site https://bancodata.com.br/


Lá tem, entre outros dados, os índices de Basiléia de TODOS os bancos nacionais de forma bem fácil. Basta procurar pelo nome da instituição.



O que achou deste conteúdo? Deixe nos comentários, ok?

Siga também nossas redes sociais. Os links estão disponíveis na página principal do blog.

Comentários