Em momentos como este em que a bolsa muda de cenário e passa ter viés baixista, é normal se perguntar o que fazer para se proteger, afinal, é seu dinheiro "suado" que está em jogo.
Hoje você vai conhecer o conceito de Hedge, que é o termo mais usado pelo mercado financeiro para "Proteção". Se proteger, em relação aos investimentos, é ter aplicações em ativos que se destacam positivamente em momentos de queda excessiva ou em condições macroeconômicas que favoreçam sua valorização.
Alguns dos exemplos que vou citar exigem mais conhecimento do investidor porque envolvem operações especiais (1 e 2), mas outros são completamente acessíveis, mesmo para os iniciantes (3 e 4). Vamos conhecê-los?
1. Opções de venda (Put): É uma das possibilidades interessantes nestes momentos, já que possibilitam que o investidor tenha o direito de vender sua posição por um determinado preço (que é mais caro do que a cotação de mercado);
2. Venda descoberta: É uma operação de "vender o que não tem". Vende por um preço, o mercado cai e você compra mais barato, ganhando a diferença;
3. Fundos de Investimentos Cambiais: Já percebeu o preço do Dólar nos últimos meses? Fundos que tem como ativos moedas estrangeiras, principalmente o Dólar, normalmente tem excelente performance com a bolsa em baixa;
4. Fundos de Investimentos em Ouro: O Ouro é considerado um "Porto seguro" em se falando de reserva de valor. Como é caro comprar Ouro físico (pesquise "como comprar Ouro" para ter idéia dos custos envolvidos), você pode acessá-lo através de fundos que tenham este metal como principal ativo.
Portanto, avalie qual parte da sua carteira está destinada para seu Hedge. Ela cumpre um papel importante, que é o de lhe defender dos momentos adversos do mercado.
O que achou deste conteúdo? Já tem seu Hedge? Nunca tinha nem ouvido falar? Deixe nos comentários... Visite nosso Facebook, Instagram, Twitter, Leadr e o canal no YouTube.
https://manylink.co/@lupanodinheiro
Siga também o meu perfil pessoal no Instagram @luizhenriqueoliveiraef e marque seu amigo(a) que curte finanças e investimentos.
Comentários
Postar um comentário