ETFs: Você sabe como eles podem te ajudar?



Você sabia que existe uma maneira de investir nos índices da bolsa? Como assim, Lupa?

Vamos lá!

Isto é possível através dos ETFs, que são os Exchange Traded Funds, ou Fundos de Investimentos em índices de renda variável. Em todo o mundo existem hoje em torno de 4000 ETFs em 50 paises e juntos movimentam em torno de U$ 3 trilhões. No Brasil, a história dos ETFs começa em 2004 atraves de um ETF gerido pelo Itaú e hoje dispomos de 17 opções em nossa B3.

Um ETF tem como missão replicar o comportamento do índice ao qual está associado, ou seja, pode ter momentos de valorização ou desvalorização das cotas, afinal, se trata de renda variável, ok?

É uma alternativa muito interessante para quem está começando a investir, quer aplicar em ações, mas não sabe por onde começar. Você compra um "lote" de ações com uma aplicação só. Isso lhe dará uma diversificação natural, porque um ETF contém diversas ações em sua composição, o que diminui bastante o risco.

Os mais conhecidos no Brasil são:
  • BOVA11, que replica o IBOV;
  • SMAL11, que replica o índice das Small Caps;
  • BRAX11, que replica o IBRX (100 maiores empresas do Brasil) e o
  • IVVB11, que replica o S&P500, o índice das 500 maiores empresas dos EUA, maneira simples de alocar parte do seu dinheiro em "dólar".
3 coisas importantes a serem observadas:
  • ETFs possuem gestão passiva. Os gestores apenas adequam as carteiras para que reproduzam os índices, ou seja, se o índice for mal, o ETF também irá;
  • Existe taxa de administração, que é proporcional aos dias em que você tiver o ETF em sua carteira;
  • A liquidaçao ocorre da mesma forma das açoes (D+2). Em próximos posts falaremos mais sobre os ETFs.
Gostou desse conteúdo? Deixe nos comentários!

Visite também nossa página no Facebook, nosso canal no YouTube e siga nosso Instagram. Os links estão na página principal do blog.

Comentários