Tópicos de Análise Técnica: Médias Móveis



Você já observou que existe uma linha vermelha passando em meio aos candles (estas barrinhas no gráfico)? O que ela tem a nos dizer? Como ela ajuda de forma prática em suas análises?

Esta linha é a média móvel de X períodos. Tá de brincadeira, Lupa...calma que você vou traduzir agora!

A média móvel resulta das variações do preço dos ativos em um determinado período (geralmente medido em dias) e podem ser simples ou exponenciais.
Uma média móvel simples (MMS) de 5 dias é calculada simplesmente somando os 5 preços de fechamento anteriores e dividindo por 5. O peso é igualmente distribuído para os 5 itens da composição.

Já em uma média móvel exponencial (MME) a grande diferença está na influência de pesos maiores para preços mais recentes, o que retrata melhor a realidade. Variações maiores contribuem mais para o resultado.
Sim, mas na prática, como usá-las?

Médias devem ser usadas como indicadores de tendência para avaliar o quão distante um preço está delas, porque afinal de contas é provável que o movimento dos ativos seja o de corrigir os preços para os patamares das médias. Na imagem do post, por exemplo, o preço atual está bem distante da média na parte superior, o que indicaria uma probabilidade maior que o preço caia de modo a tentar voltar para a média nos próximos pregões.

Então faça este exercício: vá na sua plataforma de análise de preferência e confira se as médias móveis estão configuradas. As preferidas são as MMA de 5 e a MME de 200.

Gostou desse conteúdo? Deixe nos comentários se você já pensou em seu dinheiro desta forma.



Visite nossa página no Facebook e nosso Instagram!

Comentários