Dias de Terror no Lupa: Riscos de Mercado

Olá pessoal, tudo bem?

A postagem de hoje será assustadora!!! Dias de terror do Lupa no dinheiro. 😱



Vamos falar de riscos! Mas não se preocupem! Saber os riscos associados a cada tipo de investimento é a primeira forma de proteger o seu rico dinheirinho.

Mas quais são esses riscos?

Hoje vamos mostrar três tipos de riscos que podem interferir em nossas aplicações. São eles: Risco de crédito, Risco de líquidez e Risco sistêmico.

Vamos começar pelo Risco de crédito, ok? 

Para entendermos o Risco de crédito, gostaria que vocês imaginassem aquele familiar, amigo ou amiga que gosta de pedir dinheiro emprestado, entretanto sempre demora uma eternidade para recebermos esse valor de volta, ou até pior, NUNCA mais iremos receber o pagamento dessa "ajuda". 

Pois bem, quando investimos nosso dinheiro principalmente em títulos de renda fixa, estamos com uma parcela de Risco de crédito envolvida. Alguns com um grau maior de risco, como por exemplo os Títulos privados, já outros com um grau menor de risco, como o encontrado nos Títulos públicos do Tesouro Direto. 

Então quando ouvirem falar de Risco de crédito, se lembrem dos amigos devedores e associem esse risco ao emissor do Título, que pode não honrar os pagamentos e remunerações que foram contratadas. 


Vamos ao segundo risco inerente de nossas carteiras de investimentos: Risco de liquidez!

Entendemos por Liquidez a capacidade de transformar "ativos" em dinheiro! 

Diante disso, imaginem agora que possuem um imóvel no valor de 3 Milhões de Reais. Em quanto tempo vocês conseguiriam vender este imóvel e ter o dinheiro disponível? Muito provavelmente levariam uns dias, quem sabe meses ou até anos, para que aparecesse um comprador interessado e a negociação fosse realizada. 

Pois bem, esse é o Risco de liquidez! 

Em investimentos, eventualmente podemos "sofrer" com ativos de liquidez baixa. Debêntures, Fundos de investimentos com prazo de resgate elevado e até mesmo ações com baixo volume financeiro de negociações são exemplos de investimentos que podem apresentar este tipo de risco.


Preparados para o terceiro e último "assombro" de hoje?? Vamos ao Risco Sistêmico!

Talvez o mais perigoso de todos, é aquele que ocorre de maneira a afetar todo o mundo dos investimentos, ou seja, não existe diversificação capaz de eliminar os efeitos desse risco.

Suponham que somos acionistas de uma empresa de Petróleo, mas subitamente todos os países da economia mundial decidem que não serão mais comercializados meios de transporte movidos à esta commoditie. Neste caso, é bem provável que nossas ações passem a valer bem menos. Entretanto nossos investimentos em empresas de tecnologia, provavelmente, não seriam afetados. Portanto, esse é um risco não-sistêmico! 

Já o risco sistêmico se caracteriza quando todos os mercados forem afetados por algum evento específico. Caso o mundo entre em uma terceira guerra mundial ou aconteça uma nova crise econômica como a que aconteceu em 2008, por exemplo, todos os ativos serão impactados e estaríamos então diante de uma condição de risco sistêmico! Conseguiram pegar a ideia??

Nos próximos posts, traremos outros tipos de riscos presentes no mercado financeiro!!! O importante não é termos medo, mas sim sabermos lidar com eles!!!

Até a próxima!

Comentários