Dinheiro e o Comportamento humano

Sejam bem-vindos a nossa postagem de hoje!



Vamos conversar sobre o dinheiro e o comportamento humano?

Como assim? Será que o Lupa pirou? hahah

Calma lá. Está tudo ótimo conosco!

Mas o tema de hoje será:"Finanças Comportamentais!" Já ouviram falar? Não?

Vamos nessa que o tema de hoje valeu prêmio Nobel de economia em 2002 e 2017.

A economia surgiu na Grécia antiga e se definia como a “administração da casa". Ao longo dos anos, o termo ganhou expressão e atingiu o status de Ciência após a publicação da obra "Uma investigação sobre a natureza e as causas das riquezas da nações", de Adam Smith.

Conhecida como a administração da escassez, a economia clássica sempre buscou aspectos quantitativos para mensurar os valores dos objetos. Desta forma, surgiram indicadores econômicos capazes de quantificar os valores e os preços dos objetos de mercado.

Eis que em 2002, os israelenses Daniel Kahneman e Amos Tversky foram condecorados com o prêmio Nobel de economia, em que a partir dos estudos desenvolvidos por eles, conseguiram mostrar que uma série de incertezas tomava conta das decisões dos investidores, assim, existia uma série de vieses e heurísticas associadas ao investidor racional. Vamos testar??

Imaginem-se em um jogo de "Cara ou Coroa", onde caso o resultado do lançamento seja "Cara", vocês entregam ao Lupa 50 Reais, tá ok? Diante disto, quanto vocês exigiriam ganhar do Lupa, caso o resultado desse jogo fosse "Coroa"? Pensaram?

Se vocês exigiram mais de 50 Reais para o resultado "Coroa", vocês estão em acordo com a teoria da perspectiva de Kahneman: “É dado muito mais valor ao que podemos perder do que a chance de ganhar em mesma magnitude."

Gostaram? Fez sentido?

Agora todos nós somos parte de um "Nobel" em economia!

Nos próximos posts, traremos as influências de Richard Thaler, Nobel 2017, em nossas decisões financeiras!

Será que novamente nosso dinheirinho terá um comportamento de outro mundo??? Em breve descobriremos!

Uma ótima semana!

Comentários