Como você organiza seu orçamento?

Olá, tudo bem?

Você já faz o controle de seus gastos x receitas? De que forma? Sabia que para começar a investir você precisa saber o balanço das operações com o seu dinheiro, mês a mês?

Calma que 3 perguntas logo para começar assustam, mas vamos explicar cada uma delas. Vamos lá?


1. Controle das Receitas e Despesas

Também conhecido como Orçamento ou Fluxo de Caixa, é o retrato de tudo o que entra e sai da sua conta em determinado período. Este controle possui importância única, pois irá mostrar sua situação financeira, possibilitando que você possa decidir o que fazer a cada ocasião.

As receitas podem ser divididas ou categorizadas em:

Fixas: ( Salário / Rendimentos de aluguéis / Pensões / Aposentadoria  / etc );
Variáveis: ( Comissões / Participação nos Lucros / Abono salarial / Receitas com uma 2a atividade profissional / etc ).

Já as despesas, como existem diversos tipos na maioria dos casos, devem ser separadas em mais categorias. Vejamos uma possibilidade:

Fixas:
- Habitação ( Prestação do financiamento imobiliário / Aluguel / Condomínio / Energia Elétrica (valores médios) / Gás / Água / TV à cabo, Internet e Telefone / Empregados domésticos / Impostos (IPTU/Bombeiros) / etc );  
- Transporte ( Prestação do financiamento do veículo / Combustível (valor médio) / Manutenção / Estacionamento (se houver regularidade) / Seguro / Impostos (IPVA) / Transporte Público / etc );
- Educação ( Mensalidades (faculdade/pós-graduação) / Materiais e Livros / Cursos / Intercâmbios / etc );
- Alimentação ( Supermercado / Feiras livres );
- Saúde ( Plano de saúde / medicamentos / Dentista / Academia / etc).

Variáveis:
- Lazer ( Restaurantes / Bares / Eventos culturais ( Cinema / Teatro / Shows) / viagens / hobbies / etc );
- Compras ( à vista / parceladas ).

Lembrando sempre que Orçamento é uma Previsão e por este motivo, não devem ser considerados os valores exatos e sim os aproximados. Estes valores exatos serão os valores realizados, que serão estudados junto com os valores previstos no Orçamento, identificando os desvios.


2. Quais são as maneiras que você pode usar para construir seu Orçamento financeiro pessoal?

Hoje em dia existem inúmeros meios para que você possa acompanhar de perto seu Orçamento. Desde seu caderno pessoal até os apps de seu smartfone, você escolhe aquele que se sentir mais confortável. O interessante é ter as informações de forma organizada e de fácil interpretação, por isto a importância dos registros. Pode parecer difícil no começo, mas você verá que irá fazer parte da sua rotina facilmente.

A nossa Bolsa (B3) oferece um modelo de planilha de Orçamento que pode ser usada como base para que você possa adequar à sua realidade. Pode ser encontrada no link abaixo:

Planilha de Orçamento da B3 (Bovespa)


3. Como o orçamento ajuda você a investir?

É justamente a partir das avaliações dos resultados entre o previsto e o realizado de seu orçamento que se pode identificar o quanto pode ser direcionado para seus investimentos ou se esta ainda não é a sua realidade.

Esta parte da análise dos dados é muito importante, pois irá lhe ajudar a saber quais são seus maiores grupos de despesas e quais são as suas prioridades...você perceberá que não precisa de uma determinada assinatura, por exemplo, o que pode ser dispensado das despesas mensais...e por aí vai...você irá se surpreender!

Manter a serenidade e buscar alternativas para que seu orçamento seja compatível com seu padrão de vida é o melhor caminho. Pode parecer complicado mudar a situação, mas é apenas uma questão de tempo se você se comprometer a acompanhar seu dinheiro mais de perto.

Mãos à obra!

Deixem nos comentários se já fazem este controle e de que forma.


Comentários