Como iniciar uma carteira de investimentos - 1a parte: Tesouro Direto

Olá, tudo bem?


Uma carteira de investimentos nada mais é do que separar suas aplicações em diversos produtos, diluindo os riscos e permitindo maiores ganhos, sem abrir mão da tranquilidade emocional.


Dependendo do seu Perfil de Investidor, você terá carteiras distintas. No caso do perfil conservador, as carteiras terão peso maior em renda fixa e pouca ou nenhuma exposição à renda variável. Já no perfil moderado, os investidores aceitam correr algum risco em troca de maior rentabilidade, mas ainda predomina a parte fixa das aplicações. O perfil arrojado, por sua vez, busca maiores retornos diversificando as aplicações em renda variável.



Nesta série de quatro postagens especiais sobre Carteiras de Investimentos vamos começar pelo investimento que mais cresce no Brasil e tem a solidez do Tesouro Nacional, que é o Tesouro Direto.

"É um Programa do Tesouro Nacional, desenvolvido em parceria com a B3 (A Bolsa Brasileira), para venda de títulos públicos federais para pessoas físicas, por meio da internet.

Concebido em 2002, esse Programa surgiu com o objetivo de democratizar o acesso aos títulos públicos, ao permitir aplicações com apenas R$ 30,00. Antes do Tesouro Direto, o investimento em títulos públicos por pessoas físicas era possível somente indiretamente, por meio de fundos de renda fixa que, por cobrarem elevadas taxas de administração, especialmente em aplicações de baixo valor, reduziam a atratividade desse tipo de investimento.

O Tesouro Direto contribuiu para a diversificação e complementação das alternativas de investimento disponíveis no mercado, ao oferecer títulos com diferentes tipos de rentabilidade (prefixada, ligada à variação da inflação ou à variação da taxa de juros básica da economia - Selic), de prazos de vencimento e de fluxos de remuneração. Com tantas opções, fica fácil achar um título indicado para a sua necessidade.

Além de acessível e de apresentar opções de investimento que se encaixam aos seus objetivos financeiros, o Tesouro Direto oferece boa rentabilidade e liquidez diária, mesmo sendo a aplicação de menor risco do mercado." 

Fonte:http://www.tesouro.gov.br/web/stn/-/conheca-o-tesouro-direto


Para que você possa aprofundar seus conhecimentos sobre o Tesouro Direto, recomendamos o e-book gratuito e o curso do Professor Fábio Araújo. Bem didático, o curso cobre os conteúdos teóricos e práticos necessários para que você invista nos títulos do Tesouro com total segurança. Além disto, conta com dois bônus excelentes. Este link te levará até o e-book gratuito (download automático) e à página do curso.






Bons estudos!


Comentários