Você conhece o Canal Eletrônico do Investidor - CEI?

Oi, tudo bem?

Você sabia que existe um lugar reservado para o acompanhamento dos seus investimentos na própria Bolsa, a B3 Brasil, Bolsa, Balcão?

Este é o novo nome da antiga Bovespa, que é um dos nomes mais conhecidos. Esta é a bolsa de valores brasileira, maior da América Latina em volume de negócios e a que negociamos nossos ativos.

A B3 disponibiliza sem custos o Canal Eletrônico do Investidor, ou CEI, para que os investidores tenham sempre em mãos os dados das suas aplicações. Vamos conhecer um pouco mais agora?

No site da B3 (http://www.b3.com.br/pt_br/) navegando um pouco mais abaixo da página principal você encontrará o link para acesso ao CEI.


Este link irá levar você para a página de login


Basta entrar com seu CPF e senha para ir à sua página. Mas caso você ainda não tenha cadastro, clique em "Como Acessar" e surgirão as informações que você precisa para conseguir acesso.


Tudo bem simples!

Vamos então conhecer que informações você consegue lá?

Logo na página principal está a distribuição percentual da sua carteira e os links para tudo o que você precisa. A navegação é bem limpa e direta. 


Se você perceber, o primeiro campo da Posição de Investimentos é um filtro e consta a informação "Consolidada". Mas por que isto? Como você pode ter conta em mais de uma corretora de valores ou banco, através deste canal você consegue visualizar todas as suas aplicações, o que dá uma visão geral sobre suas alocações, muito útil na hora de rebalancear sua carteira. Você também pode filtrar por corretora/banco, se assim preferir.

Então através dos menus você encontra diversas opções. Vamos conhecer as principais?


Clicando em Investimentos são disponibilizados:

Carteira de ativos: Aqui você encontra todas as suas carteiras, separadas por corretora ou banco de origem, contendo suas posições em renda variável e no Tesouro Direto;


Derivativos: Neste ambiente são listadas opções sobre ações que você tiver no período (este é um assunto que será abordado mais adiante);


Garantias: Você permitiu que algum de seus ativos fosse entregue à sua corretora como garantia se suas operações derem errado? Se sim, estes ativos estarão presentes aqui (o assunto de Garantias também será comentado em outras postagens);


Proventos: Uma das partes favoritas....aqui você encontra aquilo que irá receber pelo fato de você ser investidor em ativos de empresas ou fundos imobiliários. Também estão listados os rendimentos já creditados em sua conta da corretora. Os proventos são separados por conta, para facilitar seu controle;


Empréstimos de ativos: Você fez a opção de alugar seus papéis para a corretora? Se sim, estarão relacionados aqui (Não se preocupe que assuntos assim estarão presentes em outras postagens específicas).

Bom, espero que tenham gostado, que explorem bem o CEI e que o acompanhamento da evolução do patrimônio fique mais fácil daqui pra frente.

Se este artigo foi útil, deixem aqui nos comentários suas opiniões.

Até a próxima! 






Comentários