Como se ganha dinheiro na bolsa?

Olá pessoal, tudo bem?

Uma dúvida recorrente que escuto é sobre como se ganha dinheiro na bolsa. É um ponto interessante, pois há diversas maneiras para isto. Vou citar apenas algumas para que esclareça um pouco para quem está dando os primeiros passos no mundo dos investimentos. São elas:

1. Valorização das ações / cotas de fundos imobiliários

Quando se compra uma ação ou cotas de algum fundo imobiliário, que são os ativos mais negociados na bolsa, o preço sofre variações, que podem ser negativas ou positivas. Quando esta variação é positiva e você resolve vender suas posições, você terá aumento de capital porque estará vendendo mais caro do que comprou. Esta diferença será seu lucro!

Já se ocorre o contrário, ou seja, você resolve vender suas posições quando a variação de preços é negativa, você terá prejuízo em sua operação, pois estará vendendo mais barato do que comprou.

2. Juros sobre capital próprio / dividendos

Quando se é acionista (que é o nome dado a quem detém ações de uma determinada empresa) ou cotista (que é o nome dado a quem possui cotas de algum fundo de investimento imobiliário), há o direito do recebimento da remuneração do seu dinheiro, na proporção de suas posições. Esta remuneração ocorre basicamente de duas maneiras, que são:

Juros sobre capital próprio (JCP ou JSCP): São rendimentos pagos pelas empresas aos seus acionistas, onde a empresa também se beneficia por pagar menos impostos. Do ponto de vista contábil, os JCP são despesas a serem executadas antes do lucro líquido. Portanto, o acionista paga IR sobre estes valores recebidos como JCP. Como é mais vantajoso para as empresas, são distribuídos com frequência maior e em alguns casos, os valores também são mais interessantes;

Dividendos: São rendimentos que estão atrelados aos balanços positivos das empresas em determinado período. Podem ter periodicidade mensal, trimestral, semestral, anual ou ainda irregular. De tempos em tempos você receberá diretamente na sua conta da corretora algum dividendo de suas posições, que como boa prática, devem ser reinvestidos na ação que o gerou, de modo a potencializar estes rendimentos ao longo do tempo. Outra vantagem é que, até o presente momento (Agosto/2019), são isentos de imposto de renda.

Portanto, para quem já tem conta e investe de alguma forma em renda variável, podem conferir seus extratos que estes rendimentos irão aparecer constantemente e não devem ser desprezados, pois devem ser utilizados ao seu favor no rumo à independência financeira e aumento de patrimônio.

Comentários